top of page

Incompetência Istmocervical: Tem grande experiência em cerclagem, pessario e diferenciar seus usos para evitar prematuridade. Já fez cerclagens em pacientes com cone, cervicodilatação e protrusão de membranas. Algumas vezes, na impossibilidade de cerclagem cervical faz cerclagem por via abdominal. Tem bons resultados, com filho vivo em casa. No último levantamento na EPM ntivemos 93,7% de bons resultados.

.

Aborto Espontâneo de Repetição: Atende muitos casais com AER. Trabalha com Imunologista em pesquisa nessa área, tem experiência na pesquisa e assistência de Malformações uterinas, trombofilias, endocrinopatias. Em 2019 foi visitar Serviço em Paris que atende AER e Reprodução Assistida no Hospital Les Bluets, coordenado pela Prof Nathalie Ledee, que era o Serviço do prof Chaouat, trazendo novidades da investigação do aborto de repetição.

.

Gestação de Alto Risco: Todas as gestações em que há risco de complicações ou morte para a mãe e para o bebe são consideradas de risco e merecem cuidado especial no pre-natal, parto e puerpério. Como englobam diversas doenças, e como acompanhamos vários desses casos na Escola Paulista de Medicina e coordenamos a Comissão Nacional Especializada de Gestação de Alto Risco da Febrasgo, prestamos assistência a esses casos.

Diabetes e Gravidez, Gravidez e Obesidade e Gestação  e após Cirurgia Bariátrica: O número de pacientes com diabetes tem aumentado muito nos últimos anos. Os casos mais graves são os das pacientes com diabetes prévio à gestação. Esses casos mais complicados são muitas vezes encaminhados por endocrinologistas que acompanham  seu Setor de Diabetes, Obesidade e Cirurgia bariátrica na EPM.

.

Trombofilias:São doenças com risco maior de formar trombos e alterar a circulação local. Algumas delas, principalmente a Trombofilia Adquirida pode determinar risco obstétrico. Em pacientes com história de aborto de repetição, óbito fetal, pre eclampsia precoce procedemos à investigação dessa doença. De preferência entre as gestações.

Pontos da cerclagem